Conheça as nossas novidades!

  • facebook -i
  • facebook -i
  • googleplus -i
  • institutional -i

Castas

 

Touriga Nacional:

Esta casta dá origem a  vinhos de cor escura, aromas intensamente frutados, lembrando frutas doces como ameixas, cassis e flores como violetas, paladar estruturado, com taninos doces e concentrados, muita complexidade e elegância. São vinhos  que normalmente, têm grande capacidade de envelhecimento, mantendo por muito tempo suas características varietais  e por isso esta casta  domina nos nossos vinhos Reserva.

Touriga Franca:

Gera vinhos robustos, de cor intensa, típicos aromas de frutas negras ,  amoras, esteva e rosas, muitas vezes dotados de um atraente aroma floral. silvestre . No paladar geralmente são estruturados, com muitos e bons taninos firmes que ajudam a dar uma boa estrutura ao vinho  e uma  excelente capacidade de envelhecimento.

Tinta Roriz:

É uma casta  muito versátil, podendo gerar  desde vinhos rosés  a constituir, parcialmente, lotes de vinhos Colheita.
A Tinta Roriz gera vinhos com menor intensidade de cor, mas que nos melhores anos têm aromas intensos, com profundidade e complexos de frutas de geléias  negras e especiarias,desenvolvendo  grande elegância  e complexidade com a idade, muitas vezes dando origem a  notas resinosas. Devido ao seu elevado teor alcoólico, baixa acidez e uma ótima estrutura de taninos, estes vinhos  têm  uma  boa capacidade de envelhecimento.

Tinta Barroca:

As suas uvas são mais ricas em antocianas do que em taninos, logo, apresentam mais cor do que estrutura.
Gera vinhos de média intensidade de cor, taninos macios, alcoólicos e encorpados, com aromas doces suavemente frutados, lembrando cerejas e ameixas.

Sousão:

É sobretudo uma casta de frescura, talvez um pouco rústica mas muito personalizada.
Dá origem a vinhos de cor intensa, vermelho púrpura, de aroma vinoso a frutos silvestres, com sabor intenso, textura mastigável e ligeiramente adstringente.
Continua afastada da elite varietal mas ocupa cada vez mais um importante lugar no lote de vinhos Reservas e Colheitas.
Os seus vinhos têm uma frescura ímpar e podem evoluir favoravelmente em garrafa

Gouveio:

Dá origem a vinhos de acidez firme e boa graduação alcoólica, encorpados, de aromas frescos e citrinos, com notas a maça, pêssego e anis, com bom equilíbrio entre acidez e açúcar. Desfruta de boas condições para apresentar um bom envelhecimento em garrafa.

Viosinho:

Esta casta dá origem a vinhos envolventes, encorpados , alcoólicos e medianamente acídulos. No aroma são complexos, florais e simultâneamente frutados, a fazer lembrar camomila e ameixa. Bem estruturados, estes vinhos apresentam tonalidade cítricas e boa capacidade de envelhecimento. 

Rabigato:

Os vinhos que origina esta casta ,oferecem acidez viva e bem equilibrada, boas graduações alcoólicas, frescura e estrutura. oferecendo notas aromáticas de acácia e flor de laranjeira, sensações vegetais e, tradicionalmente, uma mineralidade  vigorosa. Na boca, porém, justifica a sua reputação, com uma acidez mordaz e penetrante.

Share this

Siga-nos