Douro

Screenshot

A Região do Douro

A MAIOR ÁREA DE VINHA DE MONTANHA DO MUNDO

A região demarcada do Douro localiza-se no nordeste de Portugal e estende-se pelo vale do rio Douro, tendo como limites a norte, oeste e sul as serras do Marão e Montemuro e a este a fronteira com Espanha. A região estendesse por cerca de 250000 hectares, a área vitícola ocupa cerca de 40000 hectares. Devido à heterogeneidade da região, esta está dividida em três sub-regiões: Baixo Corgo a oeste, Cima Corgo no centro e Douro Superior a leste.

Background Image

A Região Demarcada do Douro, a primeira região vinícola demarcada e reconhecida do mundo, foi criada no reinado de D. José I, pelo seu Primeiro-Ministro e futuro Marquês de Pombal, Sebastião José de Carvalho e Melo, por decreto-lei de 1756.

Screenshot

Património Mundial da UNESCO

Um lugar único, protegido, que conserva em si uma beleza ímpar

O Alto Douro Vinhateiro foi inscrito na Lista do Património Mundial da UNESCO na categoria de Paisagem Cultural Evolutiva e Viva ,em 2001. Esta paisagem cultural reflete séculos de história de povos e culturas, com uma constante adaptação de técnicas e saberes específicos de cultivo da vinha, para a produção de vinhos mundialmente reconhecidos.

 O Doiro sublimado. O prodígio de uma paisagem que deixa de o ser à força de se desmedir. Não é um panorama que os olhos contemplam: é um excesso da natureza. Socalcos que são passadas de homens titânicos a subir as encostas, volumes, cores e modulações que nenhum escultor, pintor ou músico podem traduzir, horizontes dilatados para além dos limiares plausíveis da visão.
- Miguel Torga em "Diário XII"
Screenshot

O Clima

O clima é ideal para o cultivo de inúmeras variedades de uvas

A região do Douro possui um clima especifico, com características próximas do Mediterrâneo, sendo grande a influência que exercem as serras do Marão e de Montemuro, que servem de barreira à penetração dos ventos marítimos húmidos do oceano Atlântico a oeste.   Situada em vales profundos, protegidos por montanhas, a região caracteriza-se por ter invernos muito frios e verões muito quentes e secos. 

Screenshot

O Solo Xistoso

As vinhas estão plantadas em solos pedregosos de xisto, nas íngremes encostas

Os solos desta região são essencialmente compostos por xisto grauváquico, embora em algumas zonas existam solos graníticos. Estes solos são particularmente difíceis de trabalhar e no Douro a dificuldade é agravada pela forte inclinação do terreno. O esforço do homem na conversão dos solos inóspitos em vinhas resultou na aplicação de três formas distintas de plantação: em socalcos, em patamares e ao alto.

Screenshot

As Castas da Região

A região do Douro conta com uma enorme riqueza de diferentes castas

A grande diversidade de castas existentes no Douro demonstra que existem condições ótimas para a cultura da vinha na região. No que diz respeito à produtividade, a região não se caracteriza por ter castas muito produtivas. Será de referir que o rendimento máximo permitido é de 55 hl/ha (cerca de 7.5OOkg/ha). A produtividade média é de cerca de 30 hl/ha (4. 100kg/ha).