VITICULTURA
As nossas Vinhas
Um terroir único que contribui para o carácter inconfundível dos nossos vinhos
As vinhas da Quinta da Carregosa estendem-se por uma encosta xistosa de cerca de 40 hectares. As encostas da Quinta beneficiam de uma exposição solar privilegiada (sul/nascente), que se elevam a uma altitude entre os 200 e 500 metros do nível do mar. Só com a existência de um trabalho em equipa entre a viticultura e a enologia da Quinta da Carregosa, é possivel respeitar ao máximo o terroir da quinta, concedendo uma maior autenticidade e carácter ao seus vinhos.
Sustentabilidade e Biodiversidade
Uma viticultura que respeita a natureza
O conhecimento de cada parcela da Quinta da Carregosa, sabendo a excelência qualitativa das uvas pretendidas, leva Manuel Costa e João Silva a impor ao longo dos últimos anos, práticas de viticultura assentes em princípios de sustentabilidade em modos de produção integrada, respeitando e protegendo a biodiversidade e o ecossistema da quinta.
O património vitícola da Quinta da Carregosa
O solo destas vinhas, com muros de xisto construídos à dois séculos, foi removido de forma manual, num esforço ímpar, que só os homens do Douro são capazes de conseguir.
Vinha das Corigas
Videiras com mais de 100 anos
A vinha pós–filoxera instalada no final da encosta é constituída por patamares mais largos suportados por muros de pedra. A plantação das videiras é feita segundo as curvas de nível, o que torna impossível a sua mecanização. Nesta vinha estão plantadas mais de 15 castas diferentes autóctones da região do Douro.
Viticultura tradicional
Utilização de Técnicas de cultivo ancestrais
Todos os trabalhos de viticultura realizados nestas vinhas velhas, ao longo do ano, são executados de forma manual, utilizando ainda técnicas de viticultura antigas, como a mobilização do solo que é feita através de cavalos . As produções de uva anuais são incrivelmente baixas, não ultrapassando 0,7 Kg/videira.
Seleção de Castas
Os patamares e talhões estão ordenados pelas mais nobres castas da região
Desde 1984 que na Quinta da Carregosa as videiras são plantadas separadamente por castas. Esta plantação selecionada e criteriosa das castas em função do terroir da parcela é fundamental para obter vinhos premium e de forte identidade. As castas mais plantadas na Quinta da Carregosa são Touriga Franca, Touriga Nacional, Tinta Roriz, Viozinho, Rabigato e Gouveio.
Os Nossos Vinhos MonoCastas
Com estes vinhos homenageamos o vigor e excelência destas castas num vinho que se pretende memorável.